Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

sábado, 14 de novembro de 2009

Fatores De Crescimento

Numerosas substâncias têm propriedade de controlar a taxa de multiplicação celular. As mais importantes são denominadas de Fatores de Crescimento (FC), que são produzidos por diferentes células e têm capacidade de estimular ou inibir a divisão celular. Alguns agem em células especificas, outros atuam sobre varias tipos celulares. Para agirem nas células os FC se ligam a receptores específicos, que quase sempre estão localizados na superfície da membrana plasmática. Os FC desempenham papel importante no crescimento celular durante o período embrionário e na manutenção da população de células no organismo adulto.

Os fatores de crescimento derivado de plaquetas (PDGF) são importante mitogênico para as células mesenquimais. É produzido por plaquetas, macrófagos, endotélio, células musculares e algumas tumorais. Estimula a proliferação de células musculares lisas, fibroblastos, e células gliais. Também exercendo quimiotaxia para monócitos e fibroblastos estimulando a cicatrização de feridas.

O fator de crescimento epidérmico (EGF) é sintetizado por vários tipos celulares, é miogênico para as células epiteliais e mesenquimais. Atuam através de receptores específicos que são glicoproteínas de membrana plasmática. A ligação com o EGF ativa a porção intercitoplasmatica do receptor que tem atividade de cinase de proteínas e fosforila diversos substratos, inclusive o próprio receptor. Após essas reações, o receptor e o EGF são internalizados por endocitose a fim de se evitar estimulação continua da célula.

O fator de crescimento do fibroblasto (FGF) possui dois representantes. O FGF ácido que age apenas no sistema nervoso e o FGF básico que é produzido por vários órgãos e por macrófagos ativados. Como estimula a formação de fibroblastos e de células endoteliais é essencial na angiogênese.

Os fatores de crescimento transformantes (TGF) possuem capacidade de induzir células normais ao crescimento independente de ancoragem que é uma das propriedades da transformação celular. Possui dois representantes assim como o EGF, denominados TGFα e TGFβ. O TGFα é produzido pro diferentes células embrionárias ou da placenta, tem grande homologia com o EGF, liga-se ao mesmo receptor do EGF e estimula a proliferação de fibroblastos e de células epiteliais. O TGFβ é sintetizado por uma grande variedade de células (plaquetas, linfócitos T, endotélio, e macrófagos) e pode tanto estimular como inibir o crescimento celular; em células epiteliais, tem efeito inibitório. Como é quimiotático e mitogênico para fibroblastos e estimula a produção de colágeno, favorece a fibrogênese e tem papel relevante na cicatrização. É importante também no desenvolvimento de fibrose em inflamações crônicas.

Os fatores de crescimento de crescimento de colônias (CSF) regulam o crescimento e a diferenciação de células hematopoéticas. Incluem o CSF-M (de Macrófagos), o CSF- GM (de granulócitos e macrófagos) e o CSF-G (de granulócitos). A interleucina-3 (IL-3) estimula colônias de vários tipos celulares e é denominada multiCSF.
A interleucina-2 (IL-2) é sintetizada por linfócitos T auxiliares por ação antigênica, e atua sobre linfócitos T supressores e citotóxicos.
Os fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGF-I e IGF-II) correspondem as somatomedina C e A. a somatomedina C é produzida em resposta ao hormônio de crescimento, constitui fator importante de crescimento presente no soro ou plasma e estimula a proliferação de muitos tipos celulares.

O fator de crescimento dos hepatócitos (HGF) origina-se da clivagem do plaminogênio e por ativação da uroquinase presente na membrana de varias células. Conhecido também como SF (de Scatter Factor) por favorecer o espalhamento de células em cultura, ou como PRGF (de plaminofgen related growth factor), induz a proliferação de células epiteliais e mesenquimais (especialmente do endotélio) mediante atuação em receptor transmembranoso com atividade de proteínas tirosina cinase denominado MET. Em tecidos normais, é importante na diferenciação da placenta fígado e músculo. Tanto HFC como seu receptor MET são importantes em vários tipos de câncer.

As proteínas Wnt são fatores de crescimento excretados pro vários tipos de células que funcionam como reguladores do desenvolvimento embrionário. Agem em receptores de 7 voltas na membrana (denominados frizzled), mas pouco se conhece sobre as vias intracelulares que ativam. São importantes na ativação das β-cateninas. Em vários tumores, há envolvimento de proteínas Wnt e de receptores frizzled, mutados ou hiperxpressos.

Os fatores de crescimento atuam por mecanismos autócrinos (uma mesma célula produz e responde ao FC), parácrino (uma célula recebe a ação do FC produzido por uma célula vizinha) ou endócrino (o FC secretado pro uma célula age em células distantes). A maior parte dos fatores de crescimento utiliza receptores transmembranosos com atividade de proteína tirosina cinase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário