Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cirrose hepática


Cirrose é o nome atribuído à patologia que pode afectar um órgão, transformando o tecido formado pelas suas células originais em tecido fibroso, por um processo habitualmente chamado fibrose ou esclerose. Geralmente o termo cirrose é utilizado para designar a cirrose no fígado.

Caracterizada pela destruição dos tecidos, seguida de regeneração defeituosa, é uma doença grave, que exige cuidados especiais.

Apesar de os vários tipos de cirrose apresentarem sintomas e sinais próprios, todas as cirroses em fase adiantada têm um mesmo quadro clínico característico.

Isso porque todas as formas graves determinam no fígado o mesmo tipo de alterações anatômicas: destruição e regeneração celular defeituosa (fibrose), que levam a distúrbios funcionais semelhantes.

O aparecimento de determinado sintoma e a intensidade das manifestações clínicas variam conforme a extensão das lesões anatômicas do fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário