Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

domingo, 23 de agosto de 2009


Inflamação
Dominar, minimizar, enclausurar, neutralizar, destruir e eliminar a causa da agressão; e induzir a Reparação (reposição de células e tecidos mortos por células sadias, oriundas do epitélio adjacente).
Se não existisse o processo inflamatório, os microorganismos estariam livres para penetrar nas mucosas e feridas, proliferar, disseminar e finalmente comprometer de tal forma o organismo hospedeiro que fatalmente o mataria. Além disso, se não existisse a inflamação, não existiria cicatrização de feridas nem cura e reparação das lesões. Dessa maneira o organismo seria como uma máquina sem peças de reposição, que ao primeiro defeito estaria condenada.
Existem ocasiões inflamatórias que podem interferir na função do órgão acometido podendo levar a uma condição mais ameaçadora que a condição inicial, nesse caso a inflamação assume um efeito maléfico, com papel destrutivo.


A Síndrome do túnel do carpo
Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pela inflamação (inchaço) das estruturas (são nove tendões) que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito ao nível do punho, chamado Túnel do Carpo.
O tratamento conservador pode ser feito desde com antiinflamatórios, imobilização e fisioterapia. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico para os casos refratários ao tratamento clínico.

Um comentário:

  1. Reflexão da teoria e prática. Interligando-as.
    O blog vai conquistando seu espaço.
    Parabéns.

    ResponderExcluir