Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

domingo, 27 de setembro de 2009

Calazar, sério risco à saúde pública


O calazar é uma protozoose, ou seja, uma infecção ocasionada por um protozoário do gênero Leishmania dos cães especialmente e transmitida ao homem tendo como vetor um inseto da ordem dos dípteros com o nome popular de palhinha que cientificamente é o Phlebotomus (flebótomo), através da picada deste inseto nos cães doente ao homem.

Esta zoonose era uma afecção tipicamente rural, mas está se urbanizando em virtude das transformações climáticas e/ou o desmatamento. Aliás, também a emigração do homem da Zona Rural às grandes Áreas Metropolitanas com o flebótomo é a verdadeira causa do aparecimento do calazar ao homem com as suas nefastas implicações à saúde pública.

Existem duas formas clínicas do calazar que são a leishmaniose tegumentar americana e a leishmaniose visceral.

Agente infeccioso protozoário cujo nome científico é Leishmania donovani vetor hospedeiro intermediário é um díptero entomologicamente falando conhecido como flebótomo de hábito alimentar hematofágico. Ele vive em locais onde há muita matéria orgânica como currais e estábulos na Zona Rural.

Sinonímia: calazar, úlcera de Bauru, ferida braba e leishmaniose (termo técnico).

Espécie susceptíveis: Cães especialmente e raposas, bem como o homem. Não há transmissão de um animal diretamente ao outro animal e sim através do hospedeiro intermediário que é o inseto.

Sintomatologia. Cães: onicomegalia (unha grande), feridas nas patas, focinho, orelha e no corpo de um modo geral, confundindo-se com a sarna sarcóptica ou Sarcoptose.

OBS: Sintomas da leishmaniose tegumentar americana.

Leishmaniose visceral (calazar): espleno-hepatomegalia que significa o aumento do baço e do fígado concomitantemente, anemia, emagrecimento, falta de apetite, ascite (barriga dágua) e morte.

Tratamento preventivo: é feito com a borrifação onde habita o inseto que é o vetor desta zooantroponose, bem como educação sanitária através de palestras por um técnico sanitarista.

Tratamento curativo: No homem glucantine através da prescrição de um médico sanitarista em ambulatório, hospital ou domiciliar; nos cães não existe tratamento. Aliás, este tratamento é muito dispendioso para o proprietário do animal. Em caso de suspeita conduzir o animal ao Centro de Controle de Zoonoses para que seja coletado o sangue e remetido ao laboratório especializado para identificação ao caso em apreço. Em caso positivo este animal tem que ser sacrificado a bem da saúde pública.

7 comentários:

  1. Porque ninguem acredita em mim e nem seguer me dar atenção? Será porque eu nao sou famoso e nao faço parte da midía? Enquanto isso, muitas pessosas estão morrendo, no mundo, por causa desta ferida causada pela LEISHMANIOSE. De início, gostaria de dizer que a planta que eu conheço não consta em lugar algum - seja na internet ou nos livros fitoterápicos e de plantas medicinais. Ela é mais eficaz do que a planta "saião" que está sendo pesquisada. Já mandei e-mails para vários laboratórios e nenhum deles me deu atenção. Os pesquisadores ficam gastando dinheiro em vão e perdendo tempo em pesquisas demoradas. Enquanto isso, milhares de pessoas estão sendo deformadas, mutiladas e mortas pela Leishmaniose. Sou testemunha viva do poder de cura da planta que eu conheço: já fui atingido pela leishmaniose que causou uma ferida enorme no meu pé direito. Tentei tratamento alopático e não obtive a cura. Fiquei (três) meses com esse machucado e só me curei com essa planta poderosa. Gostaria de fazer contato com alguém que queira conhecer essa planta e fazer sua manipulação com o objetivo de salvar vidas - o nosso bem maior. Além disso, tenho quase certeza de que essa planta pode, até mesmo, trazer a cura de algum tipo de câncer e a AIDS. Digo isso porque vi o quanto ela é eficaz: tomei a injeção GLUCANTINA, mas não obtive nenhum resultado. Com o uso dessa planta, me curei no prazo de 15 a 20 dias - sem qualquer sequela! Com a comercialização do possível medicamento produzido a partir dessa planta, espero obter algum retorno financeiro para me ajudar no sustento da minha família, juntamente com o manipulador da fórmula. Não sou mercenário, penso apenas no futuro daqueles que dependem de mim. Caso o senhor se interesse pelo meu conhecimento, por favor, entre em contato comigo pelo
    telefone: (031)92056809 e E-mail:edmarodrigues1@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. De início, gostaria de dizer que eu conheço uma planta que cura ferimento da Leishmaniose em humano e essa planta não consta em lugar algum - seja na internet ou nos livros fitoterápicos e de plantas medicinais. Ela é mais eficaz do que a planta "saião" que está sendo pesquisada. Já mandei e-mails para vários laboratórios e nenhum deles me deu atenção. Os pesquisadores ficam gastando dinheiro em vão e perdendo tempo com pesquisas demoradas. Enquanto isso, milhares de pessoas estão sendo deformadas, mutiladas e, inclusive, mortas pela leishmaniose. Sou testemunha viva do poder de cura da planta que eu conheço: já fui atingido pela leishmaniose que causou uma ferida enorme no meu pé direito, tentei tratamento alopático e não obtive a cura. Fiquei 3 (três) meses com esse machucado e só me curei com essa planta poderosa. Gostaria de fazer contato com alguém que queira conhecer essa planta e fazer sua manipulação com o objetivo de salvar vidas - o nosso bem maior. Além disso, tenho quase certeza de que essa planta pode, até mesmo, trazer a cura para algum tipo de câncer e, quem sabe, da AIDS também. Digo isso porque vi o quanto ela é eficaz: tomei a injeção GLUCANTINA, mas não obtive nenhum resultado. Com o uso dessa planta, me curei no prazo de 15 a 20 dias - sem qualquer sequela! Com a comercialização do possível medicamento, produzido a partir dessa planta, espero obter algum retorno financeiro, juntamente com o manipulador da fórmula, para me ajudar no sustento da minha família. Não sou mercenário, penso apenas no futuro daqueles que dependem de mim. Caso alguém se interesse pelo meu conhecimento, por favor, entre em contato comigo.
    Telefone: (031)92056809
    e E-mail:edmarodrigues1@gmail.com
    Boa noite a todos vocês que leram o meu depoimento sobre a Leishmaniose. Consegui encontrar um cientista-pesquisador de um renomado instituto brasileiro que se interessou pelo o meu conhecimento. Para que esse conhecimento possa se tornar realidade precisarei buscar esta planta que me curou do ferimento da leishmaniose na divisa do Brasil com o Peru. Porém, precisarei de uma ajuda financeira para que eu possa buscá-la e submetê-la à apreciação do pesquisador. Se alguém for favorável a essa pesquisa e puder contribuir para o bem da humanidade, ajude-me fornecendo passagem de avião de ida e volta para Rio Branco, capital do Acre. Só estou dependendo desta passagem para dar início a essa pesquisa que, com certeza, vai salvar a vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo! Contato: edmarodrigues1@gmail.com – Telefone: 31- 92056809

    ResponderExcluir
  3. Eu mesmo sou testemunha viva desta maldida ferida da leishmaniose , pois eu tive esta ferida da leishmaniose e me curei em menos de 30 dias com a planta que eu conheço e que muitas pessoas nao acreditam em mim , mais esta pessoas so querem saber o nome da planta para poder manipularem e ganharem dinheiro na minha custa e nem se quer me oferecem uma parceria, esta planta tem um poder de cura muito eficaz e ela servem para varios tipos de doenças,e se alguem se interresarem por esta planta entrem em contato comigo por email, edmarodrigues1@gmail.com - ou por telefone (31-92056809)

    ResponderExcluir
  4. Esse RAMDE está em todas!
    Conhece a planta que cura mas não diz o nome, só informa seu e-mail e telefone para contato!
    Se escrever ou ligar para ele, é capaz de ter preço tabelado.

    ResponderExcluir
  5. Eu nao estou vendendo a planta para ninguem , eu so estou a procura de alguem que juntos podemos mostrar para o mundo que esta planta é poderosa e poderá curá varios tipo de doenças, mas os grandes empresarios preferem fabricarem armas para matarem os nossos irmaos. Email-- edmarorigues1@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. ¿Necesita un préstamo urgente ?. La persona interesada debe responder a este correo electrónico: Correo electrónico: raymond.smithfirm55@yahoo.com para obtener más información.

    ResponderExcluir
  7. Yo soy un prestamista de préstamos, quiero que sepas que voy a ser capaz de ofrecerle cualquier tipo de préstamo que está solicitando. Quiero que sepa que soy un aprobado y

    certificado de prestamista con años de experiencia en préstamos y le doy garantías o cantidades de préstamos no colaterales que van desde $ 2,000.00 - $ 500,000,000.00 USD con un fijo

    interés del 3% sobre una base anual.

    Voy a saborear la oportunidad de hacer negocios con usted y también ayudar a poner sus problemas financieros detrás de usted, ofreciéndole un préstamo. Estás en el lugar correcto y

    quiero asegurarte que te alegrarás de conocer a un prestamista como yo. Si es grave y desea tomar un préstamo de nuestra empresa, llene la información del prestatario

    abajo para que podamos comenzar el procesamiento de su préstamo.el nombre de nuestra empresa Michael FINANCIAL LOAN COMPANY.

    Envíeme un correo electrónico por ::::: raymond.smithfirm55@yahoo.com

    INFORMACIÓN DE LOS EMPRESTORES

    Sus nombres ..........
    Tu país..........
    Tu ciudad..........
    Su dirección ..........
    Tu ocupación ..........
    Tu estado civil ..........
    Estado actual en el lugar de trabajo .........
    Número de teléfono..........
    Ingreso mensual..........
    Duración del préstamo ..........
    Monto del préstamo..........

    Gracias y esperamos oír de usted lo más pronto posible para que podamos enviarle el préstamo Términos, Condiciones y Programa de Reembolso

    Envíeme un correo electrónico por ::::: raymond.smithfirm55@yahoo.com

    Su rápida respuesta a este correo será muy apreciada.

    Atentamente
    Sr. Raymond Smith

    ResponderExcluir