Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GASTRITE


O que é?

A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como uma resposta normal do organismo quando ocorre uma agressão à sua integridade. Entretanto, essa resposta normal pode levar ao desenvolvimento de sinais e sintomas característicos dessa doença. A agressão que desencadeia o processo pode ser aguda ou crônica e, de acordo com seus tipos, podemos classificar as diversas formas de gastrite.

O que causa a gastrite?

Gastrite crônica: o agente mais comum causador é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que é associada também a inúmeras doenças digestivas, a principal forma de transmissão é por via fecal-oral. Mais além deste fator, ela pode ser causada por várias formas.
Gastrite aguda: ela pode ser causada por uso de medicamentos, estresse, físico ou psíquico.

O que se sente?

-dor em queimação no abdômen
-azia
-perda do apetite
-náuseas e vômitos
-sangramento digestivo, nos casos complicados, demonstrado pela evacuação de fezes pretas (melena) e/ou vômitos com sangue (hematêmese).

Diagnostico

O médico pode suspeitar de gastrite após uma consulta detalhada e por meio do exame físico, no entanto alguns exames complementares podem ser necessários para elucidar as causas.
Exames de sangue. O exame de sangue pode identificar infecções ou até mesmo anemia causada por sangramento da mucosa estomacal.

Endoscopia gastrointestinal alta. Este procedimento permite a visualização direta do estômago e do trato digestivo superior. Neste exame, um tubo fino e flexível é inserido pela boca passando pelo esôfago ate o estômago. Geralmente o paciente recebe um anestésico local na garganta e algum sedativo para que não sinta dor ou desconforto.

Tratamento

O tratamento da gastrite depende da causa, gastrite aguda causada por uso de álcool ou de antiinflamatórios não esteroidais geralmente é aliviada pela simples suspensão destas substâncias. A gastrite crônica causada pelo H. pylori é tratada com a erradicação da bactéria por meio de antibióticos.

A maioria dos planos de tratamento para gastrite também incluem medicamentos que reduzem a acidez estomacal para tratar os sintomas de dor e promover a cicatrização da mucosa do estômago.







Nenhum comentário:

Postar um comentário