Acadêmico:
- Dimas Batista
- - Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
OSTEOPOROSE
Osteoporose é um distúrbio ósseo metabólico frequente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. Caracteriza-se pela diminuição absoluta da massa óssea e pela desestruturação da sua microarquitetura, levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos.
Quem pode apresentar?
Principalmente mulheres a partir dos 40 anos, quando o corpo começa a sofrer um declínio na massa óssea que continuará pelo resto da vida. Entre as mulheres, esse processo é acelerado com a chegada da menopausa, devido à diminuição do nível de estrogênio.
Causas da osteoporose
Falta de atividade física, alimentação pobre em cálcio, vitaminas e proteínas, fumo e alcoolismo contribuem para o surgimento da osteoporose.
Principais sintomas
A osteoporose progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. Por isso, é muito importante que o diagnóstico seja feito ainda nos estágios iniciais.
Tratamento:
A osteoporose não pode ser curada, ou seja, após os ossos se tornarem porosos, eles não se regeneram. Por isso, é importante que esse processo seja detectado e interrompido o mais rápido possível. A terapêutica de reposição hormonal tem ação benéfica na interrupção da perda óssea.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário