Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Ictiose do tipo Harlequin


Um raro distúrbio genético de pele, a mais severa forma de ictiose congênita. A sua característica principal é o afinamento da camada de queratina na pele fetal. O recém-nascido é coberto por placas de uma pele fina que racha e se parte. As finas placas podem esticar, repuxar a pele do rosto e distorcer, assim, as características faciais, bem como restringir a capacidade de respiração e alimentação. Crianças com Harlequin precisam ser dirigidas ao tratamento neonatal intensivo imediatamente. Devido à falta de elasticidade da pele, visto que onde deveria haver a pele normal há massivas escamas que lembram a forma de diamantes, a principal função dela, que seria a de proteger, é defasada. Por isso, a partir do momento em que a pele racha onde deveria esticar, é de fácil acontecimento a contração de infecções letais no portador do distúrbio a partir da penetração de bactérias e outros agentes contaminantes através das fissuras.

2 comentários:

  1. Com mil demônios!
    E eu aqui num mal-humor tremendo porque meu filho está com uma conjuntivite um pouco mais chata.
    Eis aqui a minha saudação a todos os bons profissionais que militam na área da saúde, nos hospitais, nos laboratórios, nas enfermarias: Avante! Um dia, um vosso continuador será o mais realizado da Terra, ao anunciar a cura, por exemplo, desse mal tão tristemente chamado "arlequim". Esse continuador, se for um bom cientista e um bom homem, vai lembrar-se de vocês, e responderá, quando alguém vier depositar-lhe os louros -- Não, não. Se posso enxergar ao longe, é porque estou assentado sobre os ombros de milhares e milhões de mulheres e homens de grande estatura, meus antecessores".

    ResponderExcluir