Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

HPV e o câncer do colo do útero.


O QUE É HPV?

É um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres, enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero.


COMO SÃO CONTRAIDOS?

Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos (que poderão ser detectados no organismo), mas nem sempre estes são suficientemente competentes para eliminar os vírus.

TRANSMISSÃO

É por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

COMO SÃO ESSAS INFECÇOES?

As infecções clínicas mais comuns na região genital são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como "crista de galo"

Exames preventivos do câncer do colo do útero

Papanicolaou
É o exame preventivo mais comum. Ele não detecta o vírus, mas sim, as alterações que ele pode causar nas células.

Colposcopia
Exame feito por um aparelho chamado colposcópio, que aumenta o poder de visão do médico, permitindo identificar as lesões.

*Postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados do país e os exames são gratuitos. Procure a Secretaria de Saúde de seu município para obter informações.
Fique atenta a esses sintomas: coceira, corrimento, sangramento anormal, principalmente fora da menstruação, e dor durante a relação sexual.

TRATAMENTO

Use preservativos em todas as relações sexuais.
Existem várias formas de tratar. A maioria delas destruirá o tecido doente e pode ser feito por:

Criocirurgia
Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal.

Laser
Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido onde estão as lesões.

CAF
Feito com um instrumento elétrico remove e cauteriza a lesão.

ATA

É um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões.

Conização

Um pedaço de tecido em forma de cone é retirado com o auxílio do bisturí, do Laser ou do CAF.

Medicamentos:

Em algumas situações pode-se utilizar medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

HPV tem cura?

Sim, na grande maioria dos casos os tratamentos curam completamente as lesões e o vírus é erradicado do organismo.

2 comentários:

  1. Eu estou em tratamento do niquel II e estou bem, a minha duvida é do parceiro que transmite a doença? eu só tenho 1 parceiro e ele somente eu, como fui me contaminar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se apos o tratamento eu ainda transmito o virus para outras pessoas

    ResponderExcluir