Acadêmico:

Minha foto
- Curso de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, na cidade de Juazeiro do Norte, com o interesse de adquirir e transmitir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câncer de pele do tipo melanoma


O que é?
O melanoma é um tipo de câncer de pele. Dentre os tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais agressivo.

Onde o câncer de pele do tipo melanoma aparece?

Em homens, o melanoma é geralmente encontrado no tronco, cabeça ou ombro. Nas mulheres, melanoma geralmente desenvolve-se nos braços e pernas. Melanoma geralmente ocorre em adultos, mas algumas vezes é encontrado em crianças e adolescentes.

Quais os riscos de desenvolver câncer de pele do tipo melanoma?

Sinais na pele diferentes, exposição ao sol, e histórico médico podem afetar o risco de desenvolver câncer de pele do tipo melanoma.
Ter um fator de risco não significa que sofrerá câncer de pele; assim como não ter fator de risco não significa que estará imune. O fatores de risco para melanoma são:
* Sinais na pele diferentes.
* Exposição à luz do sol.
* Exposição à luz ultravioleta artificial (bronzeamento artificial).
* Histórico familiar ou pessoal de melanoma.
* Ter pele branca e mais de 20 anos de idade.
* Ter cabelo loiro ou ruivo.
* Ter olhos azuis.

Diagnóstico

Testes que examinam a pele são usados para detectar e diagnosticar melanoma. Se um sinal ou área pigmentada muda ou pareça anormal, os seguintes testes e procedimentos podem ajudar no diagnóstico e detecção do melanoma:
* Exame da pele.
* Biópsia.

Opções de tratamento

Diferentes tipos de tratamento estão disponíveis para pacientes com melanoma. Alguns tratamentos são padrão e outros estão sendo testados. Os quatro tipos de tratamento padrão para melanoma são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia biológica

Cirurgia no tratamento

A cirurgia para remover o tumor é o principal tratamento para todos os estágios de melanoma. Mesmo que o médico remova todo o melanoma que pode ser visto na época da cirurgia, pode ser oferecida quimioterapia a alguns pacientes depois da operação para matar qualquer célula cancerosa que tenha restado. Quimioterapia após a cirurgia aumenta as chances de cura.

Quimioterapia

A quimioterapia usa medicamentos para interromper a proliferação de células cancerosas, seja as matando, seja as impedindo de se dividir.

Radioterapia

A radioterapia usa raio-x de alta energia ou outros tipos de radiação para matar as células cancerosas ou as impedir de se dividirem.

Um comentário:

  1. o Cancer de pele, o paciente sente dor?



    quero mas informaçoes podem me add msn


    jackso.23@hotmail.com

    ResponderExcluir